0

NESSE MOMENTO VOCÊ ESTÁ VIVENCIANDO ALGUMA CRISE OU ALGUM EVENTO TRAUMÁTICO, QUE NÃO SEJA A COVID-19

  • Não sabe a diferença entre os dois?Posso te ajudar?

    NUMA CRISE várias situações podem ser os fatores precipitadores. Acho, no meu ver, duas extremamente importantes: As Crises Evolutivas e as Crises Circunstâncias.

    "As Crises evolutivas acontecem quando ficamos ansiosos, nos sentimos impotentes, apresentamos um quadro de estresse grave, ausência emocional e outros. Isso tudo por causa de uma resposta não satisfatória das passagens do nosso desenvolvimento físico ou biológico - Pergunto: Como você encarou ou encara as mudanças fisiológicas que estão acontecendo contigo? Você lida bem com sua altura, com seu peso? Você gosta da sua cor de pele? Está bem com relação ao seu cabelo? Como você está encarando as alterações do seu corpo na gestação ou no envelhecimento, por exemplo?

    Quais são as crises emocionais/psicológicas que estão te incomodando?

    A ansiedade? isolamento social? as muitas tristezas sem motivo? problemas somáticos? seus pensamentos estão muito alterados? Problemas de atenção? anda agressivo? Ou com dificuldades de demonstrar afetos?

    As Crises circunstâncias são aquelas decorrentes de situações que não podemos prever ou controlar, como a Pandemia,desemprego, a morte abrupta de um ente querido, talvez você tenha sofrido alguma agressão física ou emocional inesperada, vivenciado muitas perdas na vida...

    Já o EVENTO TRAUMÁTICO, é uma ferida,uma lesão emocional, é algo especialmente destrutivo, mexe com o indivíduo profundamente, mexe com a família ou até mesmo com uma Comunidade";

    Causa um forte abalo emocional, uma desorganização mental, um choque ou transtorno psicológico, a pessoa fica com dificuldade de reagir, há confusão mental, provoca pânico, raiva, pesadelos,sentimento de culpa, embotamento emocional e desesperança.

    Tendo alguns cuidados o transtorno do estresse pós-traumático pode ser revertido ou estabilizado. Quando a pessoa que viveu o trauma consegue encontrar o equilíbrio emocional, espiritual e físico,ela é capaz de lidar com sensações conflituosas para transformar sua reação à elas e voltar a viver de forma normal e tranquila. Creia e busque uma ajuda adequada para o seu caso!

    (Parte desse assunto foram extraídos do Livro: "Infância e Sociedade" de Erik Erikson).

    Até a próxima!

    Evandro Paiva é Bacharel em Teologia, Psicólogo, Pós-graduado em Terapia Familiar e Pastor Regente na ICNV Paciência a mais de 20 anos.

    Comentários (0)

    Envie um Comentário